A partir do dia 29 de abril decorrerá um curso de Exploração Planetária promovido pela FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro, que terá lugar no Anfiteatro do Departamento de Física da Universidade de Aveiro. O curso será ministrado por José Augusto Matos, formador e divulgador na área da astronomia. As sessões irão decorrer às terças-feiras, entre as 19h e as 21h30. A carga horária é de 15 horas, num total de seis sessões.
Nos últimos 50 anos, as sondas espaciais enviadas da Terra alcançaram os planetas vizinhos, estudaram luas em torno dos planetas gigantes e visitaram cometas e asteroides. Assistimos a veículos robôs a explorar a superfície da Lua e de Marte, sondas como a New Horizons visitaram Plutão e as Voyager viajaram para as fronteiras do sistema solar.
Os planetas deixaram de ser meros pontos brilhantes no céu. Olhámos para a Terra à distância e, subitamente, tomámos consciência da sua fragilidade e de como é um oásis para a vida.
A exploração planetária tornou-se assim uma grande aventura e uma conjunção perfeita de tecnologia e de curiosidade humana capaz de nos levar até ao mais distante planeta. Dotou também a sociedade de hoje com variadíssimas tecnologias desenvolvidas para todas estas aventuras planetárias e que hoje usamos no nosso dia-a-dia.
O Curso livre de astronomia “Exploração Planetária” vai falar desta já extensa aventura para fora da atmosfera terrestre, mas também o que iremos explorar nos próximos tempos.
Durante a formação haverá também uma sessão prática inteiramente dedicada à observação e à utilização de telescópios e cartas celestes e várias aplicações para smartphones.
Os participantes terão acesso a todos os conteúdos abordados nas sessões e formação num software de Astronomia, assim como um certificado de participação que será entregue no final do curso.
